domingo, 22 de maio de 2011

Marechal Hermes- Rj

Marechal Hermes é um bairro de classe média e média-alta da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro.

História

Fundado em 1º de maio de 1913, o bairro de Marechal Hermes foi o terceiro bairro operário planejado do Brasil.Estritamente residencial, com direito a ampla rede de serviços públicos como escolas, hospitais e teatro, nasceu como vila proletária, idealizada pelo então presidente da república Marechal Hermes da Fonseca, preocupado com a carência de moradias populares enfrentou a oposição do congresso e determinou sua construção.Sua construção previa ruas largas e arborizadas com 1350 edificações, com vários tipos de moradias, escolas profissionalizantes masculinas e femininas, repartições públicas, biblioteca, praças de esportes, hospitais e creches.

Com o término do governo de Hermes, em 1914, o projeto que sofrera grande oposição da sociedade e da imprensa, foi abandonado à própria sorte e dos 1350 imóveis previstos apenas 165 foram construídos surgindo assim, agregadas à vila, moradias simples, construídas pelo seu operariado que se tornou conhecida como "Portugal Pequeno", devido à forte presença de imigrantes portugueses.

Os primeiros moradores da vila, seriam os desabrigados do Morro do Castelo quando do seu desmonte, o que acabou não ocorrendo e a prioridade foi para os funcionários públicos e apadrinhados.
Marechal Hermes foi um bairro planejado, desenhado para abrigar populações de operários que habitavam a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil. O bairro de Marechal Hermes desenvolveu-se em torno da estação de trem de mesmo nome. Marechal Hermes deve seu nome ao presidente do Brasil durante a construção do bairro, o Marechal Hermes da Fonseca.
O bairro começou a ser projetado e executado, em 1911, com traços da arquitetura modernista, e no dia 1º de maio de 1913, na presença do Presidente da República Hermes da Fonseca, foi inaugurado. Até hoje o bairro conserva suas características iniciais e um aglomerado de obras importantes.
Recanto de muitos intelectuais, o bairro é um dos mais movimentados da Zona Norte, principalmente em seus fins de semana, onde os restaurantes, pastelarias e barracas de lanches funcionam até o fim da madrugada. Possui diversos estabelecimentos de ensino, que atraem moradores de outras localidades. O lazer é conhecido pelo Teatro Armando Gonzaga e suas programações, as feiras de rua, pastelarias e restaurantes e um parque de diversões que está no bairro desde seus princípios. A infra-estrutura de saúde pública conta com o Hospital Carlos Chagas e a Maternidade Alexander Fleming. O bairro ainda conta com um polo da FAETEC (Escola Técnica Visconde de Mauá) e a 30ª Delegacia de Polícia.
*O Botafogo de Futebol e Regatas transferiu-se para Marechal Hermes em 1977. Hoje o clube mantém no bairro uma sede, com vistas à formação de novos jogadores, que é disputada judicialmente com o antigo detentor do espaço, o União de Marechal Hermes Futebol Clube.

Moradores Ilustres


  • Dadá Maravilha - Futebolista
  • Deivid - Futebolista
  • Luperce Miranda - Músico
  • Pedro de Lara - Socialite
  • Rafael Luz - Fotógrafo
  • Sérgio Mallandro - Ator



Nenhum comentário:

Postar um comentário